“O Twitter tem um concorrente no Japão, o Ameba Now, que atingiu 1 milhão de usuários em três meses, desde seu lançamento, ao convencer mais de duas mil ‘celebridades’ japonesas a enviar “tweets” por meio de seu serviço.

Embora o Twitter seja popular no Japão, onde conta com 4,7 milhões de visitantes, de acordo com Nielsen NetRatings, o lançamento do Ameba Now representa um dos primeiros sinais da vulnerabilidade do site de microblogging à competição, de acordo com o Financial Times, citado pelo Valor Econômico.

O Twitter lançou seu serviço japonês em 2008, mas isso não impediu o Ameba Now de adaptar a ideia ao gosto local, ao ser lançado em dezembro.

No Twitter seu nome de usuário tem de seguir o alfabeto romano, enquanto no Ameba você pode ter um apelido em caracteres japoneses“, diz Eiko Nagayama, a criadora de 24 anos de idade do Ameba Now.

O Ameba Now segue o limite de 140 caracteres por mensagem do Twitter, os chamados “tweets“, para que os usuários possam publicar a mesma mensagem nos dois sites.

A arma secreta do Ameba, porém, são as tais celebridades. A Cyber Agent, que controla o site, tem um esquadrão de 10 pessoas que percorre as agências de talentos e os estúdios de TV de Tóquio para persuadir ‘estrelas’ a usar o serviço.

Os negócios centrais da Cyber Agent são a publicidade na web e  serviços online de câmbio”.

Do Clube Online

Anúncios