“Já ouviu falar do Foursquare? Pois ele está completando, agora em março, um ano de vida e já tem 500 mil usuários no mundo. Trata-se de uma rede social, daquelas em que o sujeito tem que se cadastrar para entrar. E tem que cadastrar também um celular, do tipo smarthphone. Aí começa a brincadeira.

blog-foursquareCada vez que o cadastrado entra num estabelecimento comercial, ela avisa, com um click no celular, onde está. Faz, no linguajar da rede, o “check in”. E, quanto mais check ins, mais pontos acumula.  Quem frequenta muitas vezes o mesmo lugar, acaba ganhando o título de mayor (curador) dali. O título fica com essa pessoa até que alguém a ultrapasse em frequência, “roubando” o tal título. Os usuários também ganham badgets (emblemas) por descobrir lugares novos, por escrever resenhas e impressões de suas visitas. Enfim, é um jogo que estimula as pessoas a saírem de casa, a visitarem e recomendarem lugares.

Você, que tem uma loja, uma escola, um hotel ou um restaurante, vai me perguntar: e eu com isso? Ocorre que centenas de estabelecimentos já entraram na brincadeira e oferecem prêmios para os frequentadores mais assíduos, ou seja, os tais mayors. Os prêmios podem ser um chope, um café ou uma diária gratuita no hotel, por exemplo.

No Brasil, como o acesso só passou a ser possível a partir de janeiro, a brincadeira ainda está começando. Não se sabe de nenhum estabelecimento que já tenha oferecido algum prêmio. Mas há muitos usuários brasileiros fazendo check in. Sim, porque são os próprios frequentadores que registram o estabelecimento que visitam. Será que o seu já está lá e você nem sabe?  E que tal oferecer algo para o mayor, de forma a atrair mais e mais visitantes?”

Do Pequenas Empresas, Grandes Negócios

Anúncios