Somente 17% das empresas de São Paulo tem cadastro em redes sociais. É o que revela uma pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que entrevistou 500 gestores de empresas de todos os segmentos. Entre os sites mais procurados estão Orkut, Twitter e Facebook. As instituições financeiras são as que mais participam das redes sociais, com uma adesão de 26%. Por outro lado, o comércio varejista é o que faz menos uso da plataforma, contando com 12%.

Em relação ao porte das companhias, ¼ das que possuem cadastro é composto por pequenas empresas. A preferência por redes como Orkut, Twitter e Facebook é explicada pela prioridade dada ao relacionamento com o cliente na utilização das plataformas 2.0. Em seguida, aparecem como motivos o acesso a novos clientes e a busca por informações de mercado.

Apesar de poucas empresas terem seus cadastros nas redes sociais, mais da metade já se interessa pelo tema. O levantamento indicou que 51% procura monitorar o que é dito sobre elas na web. Das que fazem monitoramento, em 61% dos casos, isso é feito internamente, por um profissional de Marketing, de outra equipe ou pelo proprietário. Isso é feito diariamente (27%) ou semanalmente (41%). No entanto, 68% ainda admite não responder aos comentários feitos sobre elas nas redes sociais”.

Do Mundo do Marketing

Anúncios