O presidente Lula sempre soube do Mensalão, conforme sempre sustentou o ex-deputado Roberto Jefferson. No documento de 16 páginas em que responde questões relacionadas ao caso do Mensalão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva admite que tinha conhecimento do caso , desde 2005.

Sobre o caso que investiga o repasse financeiro a partidos da base aliada, Lula diz que teve conhecimento do Mensalão no primeiro semestre de 2005, durante reunião com o ex-deputado e presidente do PTB, Roberto Jefferson (RJ). “Pelo que me lembro, ao final de reunião no primeiro semestre de 2005, e na presença de Aldo Rebelo, Walfrido dos Mares Guia, Arlindo Chinaglia e José Múcio, Roberto Jefferson fez menção ao assunto (mensalão)”, relatou Lula.

No Ofício encaminhado ao relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa,  Lula afirma que não conhece o empresário Marcos Valério, suposto articulador do esquema.

(…)

Sobre a suposta participação de Dirceu em negociações financeiras, Lula lembra apenas que, à época, o colega era presidente do PT e coordenador-geral da campanha presidencial: “Todavia, não sei se tratou de assuntos financeiros diretamente.”

Nos Estados Unidos, Richard Nixon mentiu que não sabia nada sobre o Watergate. Meses depois de muita investigação, os repórteres do Washington Post, Bob Woodward e Carl Bernstein, comprovaram que o presidente norte-americano havia mentido. Para não sofrer o impeachment, Nixon renunciou. Mas, lá, o Congresso e o Judiciário não tem medo de um presidente que infringe o que reza a Constituição”.

(…)

Do Blog do JJ

Anúncios