“O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, criticou a cobertura dedicada pela imprensa no ranking divulgado pela revista Time, que escolheu o presidente Lula como um dos líderes mais influentes do mundo.

Por meio de seu blog pessoal, Dirceu disse que, mesmo com o resultado na publicação norte-americana, os jornais brasileiros não destacam o prestigio de Lula no cenário internacional.A revista publica anualmente lista de 100 pessoas mais influentes do mundo nas categorias “heróis”, “líderes”, “artistas” e “pensadores”. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, também integra a lista de “líderes” ao lado de Lula.

Dirceu usou uma expressão criada pelo escritor brasileiro Nelson Rodrigues para citar o pouco destaque dado pela imprensa ao êxito de Lula. Para ele, os veículos de comunicação têm “complexo de vira-lata”, em alusão à expressão criada por Rodrigues para dizer que o brasileiro se inferioriza em relação ao resto do mundo. “Apesar de já ter sido reconhecido, além da Time agora, pelo Financial Times, Le Monde, El Pais, Washington Post  –  apenas para citar alguns veículos internacionais -, aqui, no Brasil, a imprensa continua acometida do que Nelson Rodrigues chamava de “complexo de vira-lata”. Insiste e teima mesmo em minimizar a liderança do presidente Lula e seu prestígio internacional”, escreveu Dirceu.

No post, Dirceu ainda afirma que o episódio serve para mostrar o “jogo político” da mídia, segundo ele, em favor da oposição. “Uma postura lamentável que mostra o quão distante está dos fatos a nossa grande mídia em sua preocupação em fazer o jogo político a favor da oposição. Bem, para os que se mantém com complexo de vira-lata… Deu na revista Time!”

Do Portal Imprensa

Anúncios