Entre os diversos tipos de interação que a Copa do Mundo de 2010 está promovendo, talvez uma das mais legais seja o álbum virtual da Copa. Nele, fãs interagem no mundo inteiro para trocar figurinhas e completar o seu livro – prática comum desde 1950.

O álbum online da Copa é idêntico ao real vendido em bancas de jornal. Todo dias, os jogadores recebem 3 pacotes. Eles também ganham figurinhas quando uma pessoa do seu grupo – onde são trocadas as mesmas – completa um time e quando completa 25% do álbum.

Com a possibilidade da tecnologia, o álbum online tem mais recursos do que o físico. Nele, podemos também ver fotos antigas dos jogadores, dados, partidas, gols, e outras informações.

Os números das comunidades dedicadas ao tema refletem a febre das figurinhas. No Orkut, as duas maiores somam mais de 325 mil pessoas interessadas em tirar dúvidas, apontar desabastecimento e marcar encontros para trocar figurinhas. No Twitter, o crescimento de encontros marcados entre colecionadores por todo o país provocou um pico de no último dia 19 (veja o gráfico acima) de mais de 50.000 tweets com o tema ‘figurinhas’. Um perfil (@tenhorepetidas) foi criado para compartilhar dúvidas e ajudar os colecionadores a completar o álbum. Para participar, é necessário mandar uma mensagem com o tema ‘#tenhorepetidas’.

Para participar do álbum é necessário ir ao site da FIFA e fazer o cadastro.

Com informações da Veja Online

Anúncios