“Um comitê do Senado norte-americano aprovou, nesta semana, um Projeto de Lei que concede à Casa Branca o direito de assumir o controle sobre toda a Internet e até desativá-la em caso de emergência.

A proposta, de autoria dos senadores Joseph Lieberman, Susan Collins e Tom Carper, dá poder ao governo de agir em situações em que um ciberataque que cause danos expressivos ou risco de morte.

O plano original em casos excepcionais, segundo informa o portal Terra, autorizava a intervenção por tempo indeterminado, mas o Comitê de Segurança Interna e Assuntos Governamentais reduziu o prazo para 120 dias.

Nesta semana, grupos de defesa de direitos humanos enviaram uma carta aos autores do projeto, antes de sua aprovação, criticando a proposta. No entanto, os senadores negaram que o projeto seja autoritário e mantiveram a votação.

Ao site The Hill, a senadora Susan Collins disse estar “frustrada com as más representações” do projeto, defendendo que, caso a proposta se transforme em lei, limitará o poder do presidente sobre a Internet em vez de aumentá-lo”.

Do AdNews