“Um adolescente americano conseguiu a façanha de trocar seu telefone celular por um Porsche conversível através de um site de anúncios. Steven Ortiz, 17, de Glendora, na Califórnia, fez pelo menos 14 trocas, começando com um celular velho, passando por uma série de bicicletas, um iPod, um MacBook, um carrinho de golfe, diversas motocicletas e carros e, enfim, o Porsche Boxster S modelo 2000 que ele usa diariamente para ir à escola.

O jovem contou que começou a fazer trocas quando tinha 15 anos de idade e queria uma bicicleta. Entrou no site de anúncios Craiglist e realizou seu desejo. Ao longo de dois anos, ele foi encontrando pessoas que desejavam se livrar de determinados pertences ainda que trocando-os por algo menos valioso. Entre os carros que obteve, estava um 4 x 4 Toyota 4Runner. Na penúltima troca, Steven conseguiu um Ford Bronco 1975 – um item de colecionador estimado em US$ 15 mil nos Estados Unidos.

O Porsche, que ele escolheu entre diversas outras ofertas de trocas – inclusive uma loja de chaves -, foi na verdade uma perda financeira: o carro vale US$ 9 mil. O próximo objetivo do jovem, que pretende estudar Direito ou Economia na universidade, pode ser um Cadillac Escalade, o utilitário-esportivo de luxo da GM, e quem sabe, no futuro, até a primeira casa própria”.

Do O Globo