“A partir desta terça-feira (24), o Orkut passa a implementar novas medidas de privacidade, em um sistema que separa as conversas por tipo de amizade e cria várias redes sociais dentro de uma só.

“Começamos a mudar a essência do Orkut, para que todos nós possamos compartilhar e interagir com nossos diferentes grupos de amigos na internet da mesma forma que fazemos fora dela”, diz o diretor de produtos do Google, Victor Ribeiro, em um post no blog da empresa.

O usuário poderá separar seus ‘scraps’ da forma que preferir, então ganha a possibilidade de mandar recados para várias pessoas específicas, criando uma conversa separada daquela exposta publicamente. Os recados agora possuem várias camadas de privacidade; pode-se escrever para um grupo, para todos os contatos ou então para todos no Orkut.

Os grupos ficarão salvos na parte superior do perfil, então basta clicar ali e conferir as conversas com amigos, família, colegas de trabalho etc. O Orkut vai sugerir sozinho alguns grupos, os “automágicos”, e vai indicar ao longo do tempo pessoas que poderiam compor esses novos círculos.

“Todos nós temos diferentes grupos de amigos (ou ‘círculos sociais’) na nossa vida real, mas a internet não conseguia acompanhar isso”, explica Ribeiro. “Até hoje, os sites de redes sociais tratavam todas essas diferentes pessoas da mesma forma: eram todos ‘amigos’”, completa.

O executivo disse também que o Google está trabalhando com as comunidades do Orkut. “Há alguns dias, começamos a testar uma nova plataforma para as comunidades do Orkut, e logo pretendemos trazer essas novidades para todo mundo”, afirmou.

As alterações ainda não serão percebidas por todos os usuários, mas em breve o Orkut vai liberar as novidades para o público em geral”


Do AdNews